Todos nós sabemos que uma percentagem considerável dos nossos pensionistas vive em situações bastante precárias e dificéis. Porém, sabia também que mesmo assim Portugal é o quarto país da união europeia que mais gasta no sistemas de pensões. Pois é verdade. Só a Itália, a França e a Austria gastam mais nos seus sistemas de pensões, em percentagem do PIB do que nós. Todos os outros países europeus da UE a 27 despendem bem menos do que nós com os seus pensionistas. Interessa perguntar: se o nosso sistema de pensões é assim tão caro, será que é sustentável? Actualmente, a economia nacional pouco ou nada cresce, e assim os rendimentos pouco sobem e ainda por cima, começam a aurgir algumas dúvidas, se será possível financiar adequadamente as pensões das gerações mais novas quando estas tiverem idade para se reformar. Deste modo, não é inteiramente descabido pensar que daqui a uns anos, os nossos filhos possam financiar as nossas reformas. Porqué? Porque não só o sistem de pensões actual não é inteiramente sustentável, mas também e principalmente porque o presente endividamento da economia nacional é muito elevado. E se nós vamos legar aos nossos filhos dívidas muito pesadas, como é que podemos admirar-nos se eles um dia se virem para nós e se recusarem a financiar as nossas próprias pensões? E se eles o fizerm, quem os poderá condenar por isso?
Os nossos filhos a financiar-nos quando formos para a reforma? Não que esta é boa... Infelizmente poderá acontecer às pessoas que não criarem um plano B para as suas vidas.
ResponderExcluirOs tugas que comecem a pensar num plano B para a vida deles já! Em vez de se porem ao sol à espera de uma reformazinha quando tiverem 65 anos...
Eu já tenho o meu plano B por isso estou descansado.